quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novas Guidelines Americanas

Segundo os departamentos de agricultura e de serviços humanos  Americanos, foram revistas as guidelines para a população americana ( linhas de guia seguidas por nós, Portugueses ).

A revisão focou especialmente o aumento do consumo de peixe e produtos do mar (moluscos, marisco, etc.); assim como foi focado um maior esforço, por parte das equipas de saúde pública, para  aconselhar de forma mais prática a população em geral para que sejam adotados estilos de vida mais saudáveis de forma a combater o sedentarismo e aumentar o consumo de frutas e vegetais.

Outro ponto também revisto foi o cosumo de sódio, cujo limite definido para  2300mg/dia. Em contraposição encontra-se a "American Heart Association" que define o limite de 1500mg/dia. A verdade é que um consumidor comum acaba por ingerir muito mais sal que o recomendado, por isso o conselho a seguir é reduzir pelo menos para metade o sal que adicionamos à comida, substituindo este por outros temperos não "sódicos". É fundamental não esquecer que o sal é um conservante amplamente usado pela indústria alimentar, como tal, convém ver sempre na informação nutricional a quantidade de sódio em determinado produto.