sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mais evidência nos benefícios de beber vinho tinto

Cada vez mais na literatura científica surgem estudos que relacionam a frequência da ingestão de vinho tinto com a longevidade.


 O consumo de vinho tinto em moderação  está associado à saúde do nosso coração, principalmente por causa do resveratrol, um polifenol presente no vinho tinto.
 Esta substância química favorece a produção, pelo fígado, de HDL (Bom colesterol) e a redução da produção de LDL (Mau colesterol), e ainda impede a oxidação do LDL circulante.



Tem, assim grande importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e enfarte do miocárdio.

A presença de álcool no organismo inibe uma proteína (mTOR) cuja supressão está associada a um aumento de longevidade. Juntando a uma dieta caloricamente modesta o resveratrol parece que a longevidade é aumentada.


Por isso deixo aqui o meu conselho:

Um copo de vinho tinto (100ml) a cada refeição.
Ah... e não abuse, principalmente se for a conduzir!

Será o segredo de Sophia Loren?

Ela tem 75 anos!
e é Italiana...
país Mediterrânico como o nosso.
Também pode ficar assim.

 Dado o mote, aproveito desde já para vos convidar para www.essenciadovinho.com  , evento  que se realiza no Porto | 17, 18 e 19 de Setembro no qual irei participar, já pela 2ª vez. Garanto que vale a pena. Até lá.

Fonte: Time magazine