segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mudança de estação

É normal nesta altura do ano surgirem constipações, gripes, alergias e doenças sazonais que tanto caracterizam esta época de mudança de estação.

Para não fugir à "normalidade" também eu fui vítima destes problemas... Fiquei uma semana afectado por uma constipação que me incapacitou de fazer das coisas que mais gosto, que é fazer DESPORTO!!!
Durante a semana passada os dias foram passados maioritariamente em casa a descansar e sob o efeito de paracetamol.
Na sexta-feira melhorei e decidi voltar aos "treinos" como podem ver nas imagens abaixo:


O regresso ao ginásio depois de estar uma semana parado é, como todos devem calcular, um pouco complicado...
Depois de estar parado esta semana, o meu corpo deixou de estar habituado aos estímulos frequentes provocados pela prática de exercício regular, eu costumo ir ao ginásio três vezes por semana, os meus treinos duram sensivelmente 1h30min, para além das idas ao ginásio, faço o meu jogging de 30 min também 3 vezes por semana.

O que fazer para minimizar o cansaço provocado pela volta á minha rotina?

O cansaço provocado pelo exercício deve-se à acumulação de ácido láctico nos músculos, este produto do metabolismo anaeróbio acumula-se quando realizamos exercício com alguma intensidade, por exemplo uma corrida inicial a 9Km/h durante 20 min e um treino de musculação durante 30 min ( realizando os exercícios com alguma rapidez). E isto acontece quando um indivíduo treinado, deixou de estar exposto a estímulos durante um período de tempo, como no meu caso, uma semana, devido ás vulgares constipações da época.

Para retomarmos a actividade física sem problemas de cansaço, devemos recomeçar com mais calma, fazer um treino progressivo que inclui, uma redução na carga, no tempo e na intensidade dos exercícios. Quando sairmos do ginásio ou voltarmos a casa depois da corrida, devemos continuar em actividade, e por actividade entenda-se , por exemplo: arrumar a casa, organizar papéis, ir ás compras, tudo que seja o contrário de estar parado em casa, no sofá a ver TV. E isto servirá para que o ácido láctico que foi acumulado nos músculos seja de novo utilizado pelas nossas células musculares para que deixemos de sentir aquele vulgar cansaço que tanto caracteriza a volta ao ginásio depois de estarmos parados.

Nesta altura devemos também assegurar a ingestão de vitamina C para podermos enfrentar melhor as constipações!
Por isso não se esqueçam de comer pelo menos 3 peças de fruta por dia.