terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vírus pode eliminar cancro da mama em sete dias por Filipe Morais, Publicado em 25 de Setembro de 2011

Os benefícios do vírus adeno-associado estão a ser estudados em laboratório, nos Estados Unidos
 
A descoberta foi anunciada no fim da última semana por cientistas da universidade estatal de Penn, no Estado da Pensilvânia, EUA, e quase parece boa de mais para ser verdade. Um vírus que mata as células de todos os tipos de cancro da mama em apenas sete dias. O vírus em causa é um adeno-associado tipo 2 (AAV2) e só por si não provoca qualquer doença e também não terá efeitos secundários para as pacientes.

Os cientistas deram pelas suas capacidades de luta contra o cancro em 2005 e perceberam que as mulheres que transportavam o AAV2 e o papilomavirus humano tinham menos probabilidades de desenvolver determinados tipos de cancro. Quando combinados em laboratório, os cientistas da Pensilvânia confirmaram a erradicação de células cancerosas, em casos de cancro da mama, no período de sete dias. Os testes foram feitos em três mulheres, com cancro da mama em diferentes fases A cientista Samina Alam explia que agora o objectivo passa por perceber "como o vírus funciona e quais as proteínas que usa. Aí poderemos desenvolver novos medicamentos que simulem esses efeitos ou mesmo usar o próprio vírus". Craig Meyers, professor de imunologia e microbiologia na mesma universidade, acrescenta que o AAV2 "sozinho, atingiu células cancerígenas em diferentes estados, quando o tratamento habitual inclui hormonas, tratamentos invasivos, medicamentos ou tratamentos tóxicos".

Em 1980 foram registados 641 mil casos de cancro da mama em todo o mundo, o que subiu para um milhão e 643 mil casos em 2010. F. M.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

COMIDA PICANTE!

Sabia que... ao comer comida picante ajuda o organismo a gastar mais energia, sim é verdade! 

Acabou o estágio!!

Que bom que foi ter estagiado e ter estado em contacto com o mundo profissional :)  Agora é enviar CV's

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Primeiro trabalho escrito no Estágio



 


Brócolos
São vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve de bruxelas, entre outras. São originários da Europa e a sua temperatura de cultivo ronda os 15C sendo feita no Outono.
Têm a forma de pequenos arbustos com caule robusto, possuem uma coloração verde-escuro, com os botões totalmente fechados, talos firmes e folhas com aspecto fresco.
Os Brócolos frescos duram cerca de duas semanas no frigorífico,  congelados são uma óptima opção para poder ingerir este vegetal todo o ano pois a congelação é o método de conservação que garante a cor, sabor e nutrientes que tanto valorizam este hortícola. As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis.
Informação Nutricional
Os brócolos constituem uma  excelente fonte de ácido fólico, Vitamina C, boa fonte de carotenos (pró-vitamina A) e fornecem uma quantidade moderada de fibra.O ácido fólico é de extrema importância no periodo pré e durante a gravidez pois é uma vitamina que ajuda na correcta formação do tubo neural do novo ser. Para além disso actua como cofactor enzimático em várias reacções do nosso metabolismo.

(consulte continente.hipersaudavel.pt para ver o resto da dica)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novas Guidelines Americanas

Segundo os departamentos de agricultura e de serviços humanos  Americanos, foram revistas as guidelines para a população americana ( linhas de guia seguidas por nós, Portugueses ).

A revisão focou especialmente o aumento do consumo de peixe e produtos do mar (moluscos, marisco, etc.); assim como foi focado um maior esforço, por parte das equipas de saúde pública, para  aconselhar de forma mais prática a população em geral para que sejam adotados estilos de vida mais saudáveis de forma a combater o sedentarismo e aumentar o consumo de frutas e vegetais.

Outro ponto também revisto foi o cosumo de sódio, cujo limite definido para  2300mg/dia. Em contraposição encontra-se a "American Heart Association" que define o limite de 1500mg/dia. A verdade é que um consumidor comum acaba por ingerir muito mais sal que o recomendado, por isso o conselho a seguir é reduzir pelo menos para metade o sal que adicionamos à comida, substituindo este por outros temperos não "sódicos". É fundamental não esquecer que o sal é um conservante amplamente usado pela indústria alimentar, como tal, convém ver sempre na informação nutricional a quantidade de sódio em determinado produto.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Acabaram os exames!!!

Finalmente acabaram os meus exames! Agora segue-se uma nova etapa na minha vida, 3ªa feira vou ter uma entrevista na Sonae!! Estou muito ansioso!!!