sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O.G.M's

A  FDA (  U.S. Food and Drug Administration) abre discussão para trazer o primeiro  animal geneticamente modificado, um salmão, para o mercado.
Fonte: Time Healthland

Bonito salmão!! e rico em ómega 3 ( baixa o nível de triglicéridos e mau colesterol )

A modificação genética ocorre quando os cientistas  isolam um gene de interesse de uma planta ou de um animal e introduzem, com sucesso, o gene de outra planta ou animal, alterando assim o seu código genético e função.
 
Os exemplos vão desde: arroz enriquecido com vitaminas, graças a  ajuda de um gene de cenoura; milho à prova de pragas que possui material genético de uma bactéria; tomate maduro e resistente a choques!!
 As culturas GM são uma parte do nosso quotidiano.


Ainda não sabemos bem o efeito do consumo destes produtos a longo prazo. O que se sabe até agora é que tem havido interacções entre espécies vegetais e pragas, sendo que estas últimas tornam-se resistentes.

Na balança pesam-se os prós e os contras...

Serão os O.G.M's a resposta para a fome no mundo?
A verdade é que já resolveram alguns problemas de subnutrição em países onde o arroz é a base da alimentação.

Trarão os O.G.M's malefícios para a nossa saúde?
Ainda não se sabe ao certo...



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Essência do Gourmet

Neste Sábado que passou fui à Feira Gourmet no Palácio da Bolsa.
Como era de esperar, havia uma variedade muito grande de vinhos, queijos, comidas e alguns doces.
Vários restaurantes tinham na feira o seu stand, e lá almocei...por 7 euros. O meu menu foi:
Leitão com laranja, groselhas, laranja e espinafres acompanhado por uma uma bela abadia Gold e para a sobremesa uma mousse de maracujá da Madeira.
A preparar-me para os workshops....
A falar sobre os pratos que almoçamos...

A relaxar após o almoço....
Luís Campos

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mais evidência nos benefícios de beber vinho tinto

Cada vez mais na literatura científica surgem estudos que relacionam a frequência da ingestão de vinho tinto com a longevidade.


 O consumo de vinho tinto em moderação  está associado à saúde do nosso coração, principalmente por causa do resveratrol, um polifenol presente no vinho tinto.
 Esta substância química favorece a produção, pelo fígado, de HDL (Bom colesterol) e a redução da produção de LDL (Mau colesterol), e ainda impede a oxidação do LDL circulante.



Tem, assim grande importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e enfarte do miocárdio.

A presença de álcool no organismo inibe uma proteína (mTOR) cuja supressão está associada a um aumento de longevidade. Juntando a uma dieta caloricamente modesta o resveratrol parece que a longevidade é aumentada.


Por isso deixo aqui o meu conselho:

Um copo de vinho tinto (100ml) a cada refeição.
Ah... e não abuse, principalmente se for a conduzir!

Será o segredo de Sophia Loren?

Ela tem 75 anos!
e é Italiana...
país Mediterrânico como o nosso.
Também pode ficar assim.

 Dado o mote, aproveito desde já para vos convidar para www.essenciadovinho.com  , evento  que se realiza no Porto | 17, 18 e 19 de Setembro no qual irei participar, já pela 2ª vez. Garanto que vale a pena. Até lá.

Fonte: Time magazine

Regressados das férias e de volta ás aulas ou trabalho.

O que fazer para ultrapassar os excessos cometidos nas férias e regressar ás aulas ou ao trabalho em grande?


Quantos de nós não abusamos do álcool, dos doces, na quantidade de comida e na falta de exercício físico? Olhem...eu abusei!
 Humm.... na maior parte dos casos isto resulta num excesso de peso e numa falta de energia que nos faz regressar de nariz torcido á nossa vida quotidiana.


Bem, o meu conselho para esta época de grande azáfama é que respire fundo, pense naquilo que quer, afinal quer ser uma pessoa saudável e cheia de energia, correcto? Vamos começar a acordar cedo, a tomar um pequeno almoço completo e equilibrado de forma a que o nosso dia comece da melhor forma, experimente um sumo de fruta natural, um pão com uma fatia de queijo ou fiambre e um copo de leite. Isto é suficiente para que comece bem o dia, com energia.


Volte ao ginásio ou a fazer as caminhadas que costumava fazer. Eu vou voltar!!!


E lembre-se: O stress é um dos nossos  maiores inimigos, regresse com calma mas cheio de energia.