quarta-feira, 2 de março de 2016

Sabia que os níveis de hidratação afetam a saúde cardiovascular?

Esta foi a conclusão de um estudo publicado recentemente, feito em jovens indivíduos do sexo masculino. A sensação de sede muitas vezes só é sentida quando estamos desidratados, o que este estudo averiguou, foi que mesmo a desidratação moderada tem implicações negativas para a saúde cardiovascular.
"Você poderia estar levemente desidratado sem saber, enquanto você tem comprometimento endotelial semelhante ao fumar um cigarro", diz Stavros Kavouras, professor associado e coordenador do Programa de Ciência do Exercício na Universidade de Arkansas, liderou a equipa internacional que publicou o estudo no Jornal Europeu de Nutrição.
A função endotelial é a dilatação e a constrição do endotélio, o revestimento interior dos vasos sanguíneos. Ela desempenha um papel crítico na saúde cardiovascular. A aterosclerose é a perda de flexibilidade nos vasos sanguíneos que conduz ao endurecimento das artérias, um contribuinte conhecido para a doença cardiovascular.
Este estudo é o primeiro a encontrar uma ligação entre a desidratação moderada e função endotelial negativa com a saúde cardiovascular prejudicada em seres humanos.
Kavouras e sua equipe observou que o próximo passo para a equipe de pesquisa é estudar o efeito em pacientes de ambos os sexos com sistemas cardiovasculares já comprometidos, como pacientes de diabetes e / ou doenças cardiovasculares.