quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O pesadelo de Darwin

Na Quarta-feira passada era suposto ter assistido, aliás como tinha planeado, ao documentário " O pesadelo de Darwin" no âmbito do ‎2º Ciclo de Cinema e Alimentação - Cinema para Saborear, no teatro Campo Alegre, promovido pela A.P.N. ( Associação Portuguesa dos Nutricionistas )
Como fui impossibilitado de ir, resolvi descarregar o filme e pesquisar sobre ele...

Este documentário, escrito e dirigido por Hubert Sauper, retrata a exploração piscatória do lago Victória na Tanzânia.

Lago onde se pesca um peixe muito apreciado nos países de "1º mundo", a perca do Nilo, peixe que foi introduzido artificialmente pelo Homem na década de 1950...
A perca do Nilo é um predador voraz que dizimou cerca de 200 espécies neste lago!
O documentário faz basicamente o retrato crú da realidade da exploração da perca do Nilo,  vai desde a sua captura até ao seu transporte em grandes aviões de carga da ex-união soviética. As condições de trabalho desumanas em que os habitantes  de Mwamba operam são focadas assim como a prostituição que se gera em torno do  aeroporto local improvisado, onde "soldados abastados" conseguem comprar o corpo das habitantes locais famintas e desprotegidas e  concomitantemente  disseminam o V.I.H..
Outro aspecto do documentário que também convém realçar é o facto de que os aviões que traziam ajuda humanitária para este país, também traziam as armas para fornecer o material bélico para países em constante conflito como o Ruanda, o Burundi ou o Sudão.


Na imagem acima vemos uma habitante local a recolher carcaças de perca para alimentar a sua família...

Acima vemos um miúdo a cheirar as embalagens de plástico do peixe para enganar a fome...

Este documentário impressiona qualquer um... faz-nos levantar questões que colocam em causa a "nossa" vontade de mudar o mundo e fazer dele um lugar melhor.

Como é possível que uma população que vive junto de um lago que está cheio de peixe passe fome?

A escravatura é bem actual como se constata neste documentário...

O fornecimento de material de guerra para os países africanos é feito pelo "1º mundo"!

"Porque será que sempre que é descoberto um recurso natural, os habitantes desse local morrem na miséria, os filhos tornam-se soldados e as filhas criadas ou prostitutas?"

Luís Daniel Campos




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Revisão do Plano Nacional de Saúde

O Programa Nacional de Saúde (2004/2010) encontra-se em fase de avaliação de resultados, de forma a poder ser revisto.

O que nós, enquanto sociedade civil podemos fazer para que os objectivos sejam cumpridos e para que haja uma melhor resposta á necessidade da população em geral?

São aceites sugestões que ajudem a colmatar lacunas que existem actualmente no nosso Sistema Nacional de Saúde, de forma a poder-se prestar um melhor serviço a todos os Portugueses.
Todos nós já fomos a uma consulta num centro de saúde, conhecemos alguém com diabetes, com cancro, com doenças cardiovasculares... dêem a vossa opinião sobre o que deve mudar.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mudança de estação

É normal nesta altura do ano surgirem constipações, gripes, alergias e doenças sazonais que tanto caracterizam esta época de mudança de estação.

Para não fugir à "normalidade" também eu fui vítima destes problemas... Fiquei uma semana afectado por uma constipação que me incapacitou de fazer das coisas que mais gosto, que é fazer DESPORTO!!!
Durante a semana passada os dias foram passados maioritariamente em casa a descansar e sob o efeito de paracetamol.
Na sexta-feira melhorei e decidi voltar aos "treinos" como podem ver nas imagens abaixo:


O regresso ao ginásio depois de estar uma semana parado é, como todos devem calcular, um pouco complicado...
Depois de estar parado esta semana, o meu corpo deixou de estar habituado aos estímulos frequentes provocados pela prática de exercício regular, eu costumo ir ao ginásio três vezes por semana, os meus treinos duram sensivelmente 1h30min, para além das idas ao ginásio, faço o meu jogging de 30 min também 3 vezes por semana.

O que fazer para minimizar o cansaço provocado pela volta á minha rotina?

O cansaço provocado pelo exercício deve-se à acumulação de ácido láctico nos músculos, este produto do metabolismo anaeróbio acumula-se quando realizamos exercício com alguma intensidade, por exemplo uma corrida inicial a 9Km/h durante 20 min e um treino de musculação durante 30 min ( realizando os exercícios com alguma rapidez). E isto acontece quando um indivíduo treinado, deixou de estar exposto a estímulos durante um período de tempo, como no meu caso, uma semana, devido ás vulgares constipações da época.

Para retomarmos a actividade física sem problemas de cansaço, devemos recomeçar com mais calma, fazer um treino progressivo que inclui, uma redução na carga, no tempo e na intensidade dos exercícios. Quando sairmos do ginásio ou voltarmos a casa depois da corrida, devemos continuar em actividade, e por actividade entenda-se , por exemplo: arrumar a casa, organizar papéis, ir ás compras, tudo que seja o contrário de estar parado em casa, no sofá a ver TV. E isto servirá para que o ácido láctico que foi acumulado nos músculos seja de novo utilizado pelas nossas células musculares para que deixemos de sentir aquele vulgar cansaço que tanto caracteriza a volta ao ginásio depois de estarmos parados.

Nesta altura devemos também assegurar a ingestão de vitamina C para podermos enfrentar melhor as constipações!
Por isso não se esqueçam de comer pelo menos 3 peças de fruta por dia.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O.G.M's

A  FDA (  U.S. Food and Drug Administration) abre discussão para trazer o primeiro  animal geneticamente modificado, um salmão, para o mercado.
Fonte: Time Healthland

Bonito salmão!! e rico em ómega 3 ( baixa o nível de triglicéridos e mau colesterol )

A modificação genética ocorre quando os cientistas  isolam um gene de interesse de uma planta ou de um animal e introduzem, com sucesso, o gene de outra planta ou animal, alterando assim o seu código genético e função.
 
Os exemplos vão desde: arroz enriquecido com vitaminas, graças a  ajuda de um gene de cenoura; milho à prova de pragas que possui material genético de uma bactéria; tomate maduro e resistente a choques!!
 As culturas GM são uma parte do nosso quotidiano.


Ainda não sabemos bem o efeito do consumo destes produtos a longo prazo. O que se sabe até agora é que tem havido interacções entre espécies vegetais e pragas, sendo que estas últimas tornam-se resistentes.

Na balança pesam-se os prós e os contras...

Serão os O.G.M's a resposta para a fome no mundo?
A verdade é que já resolveram alguns problemas de subnutrição em países onde o arroz é a base da alimentação.

Trarão os O.G.M's malefícios para a nossa saúde?
Ainda não se sabe ao certo...



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Essência do Gourmet

Neste Sábado que passou fui à Feira Gourmet no Palácio da Bolsa.
Como era de esperar, havia uma variedade muito grande de vinhos, queijos, comidas e alguns doces.
Vários restaurantes tinham na feira o seu stand, e lá almocei...por 7 euros. O meu menu foi:
Leitão com laranja, groselhas, laranja e espinafres acompanhado por uma uma bela abadia Gold e para a sobremesa uma mousse de maracujá da Madeira.
A preparar-me para os workshops....
A falar sobre os pratos que almoçamos...

A relaxar após o almoço....
Luís Campos

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mais evidência nos benefícios de beber vinho tinto

Cada vez mais na literatura científica surgem estudos que relacionam a frequência da ingestão de vinho tinto com a longevidade.


 O consumo de vinho tinto em moderação  está associado à saúde do nosso coração, principalmente por causa do resveratrol, um polifenol presente no vinho tinto.
 Esta substância química favorece a produção, pelo fígado, de HDL (Bom colesterol) e a redução da produção de LDL (Mau colesterol), e ainda impede a oxidação do LDL circulante.



Tem, assim grande importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e enfarte do miocárdio.

A presença de álcool no organismo inibe uma proteína (mTOR) cuja supressão está associada a um aumento de longevidade. Juntando a uma dieta caloricamente modesta o resveratrol parece que a longevidade é aumentada.


Por isso deixo aqui o meu conselho:

Um copo de vinho tinto (100ml) a cada refeição.
Ah... e não abuse, principalmente se for a conduzir!

Será o segredo de Sophia Loren?

Ela tem 75 anos!
e é Italiana...
país Mediterrânico como o nosso.
Também pode ficar assim.

 Dado o mote, aproveito desde já para vos convidar para www.essenciadovinho.com  , evento  que se realiza no Porto | 17, 18 e 19 de Setembro no qual irei participar, já pela 2ª vez. Garanto que vale a pena. Até lá.

Fonte: Time magazine

Regressados das férias e de volta ás aulas ou trabalho.

O que fazer para ultrapassar os excessos cometidos nas férias e regressar ás aulas ou ao trabalho em grande?


Quantos de nós não abusamos do álcool, dos doces, na quantidade de comida e na falta de exercício físico? Olhem...eu abusei!
 Humm.... na maior parte dos casos isto resulta num excesso de peso e numa falta de energia que nos faz regressar de nariz torcido á nossa vida quotidiana.


Bem, o meu conselho para esta época de grande azáfama é que respire fundo, pense naquilo que quer, afinal quer ser uma pessoa saudável e cheia de energia, correcto? Vamos começar a acordar cedo, a tomar um pequeno almoço completo e equilibrado de forma a que o nosso dia comece da melhor forma, experimente um sumo de fruta natural, um pão com uma fatia de queijo ou fiambre e um copo de leite. Isto é suficiente para que comece bem o dia, com energia.


Volte ao ginásio ou a fazer as caminhadas que costumava fazer. Eu vou voltar!!!


E lembre-se: O stress é um dos nossos  maiores inimigos, regresse com calma mas cheio de energia.