Na Quarta-feira passada era suposto ter assistido, aliás como tinha planeado, ao documentário " O pesadelo de Darwin" no âmbito do 2º Ciclo de Cinema e Alimentação - Cinema para Saborear, no teatro Campo Alegre, promovido pela A.P.N. ( Associação Portuguesa dos Nutricionistas )
Como fui impossibilitado de ir, resolvi descarregar o filme e pesquisar sobre ele...
Este documentário, escrito e dirigido por Hubert Sauper, retrata a exploração piscatória do lago Victória na Tanzânia.
Lago onde se pesca um peixe muito apreciado nos países de "1º mundo", a perca do Nilo, peixe que foi introduzido artificialmente pelo Homem na década de 1950...
A perca do Nilo é um predador voraz que dizimou cerca de 200 espécies neste lago!
O documentário faz basicamente o retrato crú da realidade da exploração da perca do Nilo, vai desde a sua captura até ao seu transporte em grandes aviões de carga da ex-união soviética. As condições de trabalho desumanas em que os habitantes de Mwamba operam são focadas assim como a prostituição que se gera em torno do aeroporto local improvisado, onde "soldados abastados" conseguem comprar o corpo das habitantes locais famintas e desprotegidas e concomitantemente disseminam o V.I.H..
Outro aspecto do documentário que também convém realçar é o facto de que os aviões que traziam ajuda humanitária para este país, também traziam as armas para fornecer o material bélico para países em constante conflito como o Ruanda, o Burundi ou o Sudão.
Acima vemos um miúdo a cheirar as embalagens de plástico do peixe para enganar a fome...
Este documentário impressiona qualquer um... faz-nos levantar questões que colocam em causa a "nossa" vontade de mudar o mundo e fazer dele um lugar melhor.
Como é possível que uma população que vive junto de um lago que está cheio de peixe passe fome?
A escravatura é bem actual como se constata neste documentário...
O fornecimento de material de guerra para os países africanos é feito pelo "1º mundo"!
"Porque será que sempre que é descoberto um recurso natural, os habitantes desse local morrem na miséria, os filhos tornam-se soldados e as filhas criadas ou prostitutas?"
Luís Daniel Campos