quarta-feira, 7 de maio de 2014

Que fazer para me livrar dos snacks cheios de açúcar e gordura?

Costumo dizer que a nossa despensa pode ser a nossa melhor amiga ou a pior inimiga. Quantos de nós, distraídos, vamos à despensa buscar alimentos cheios de gordura e açúcar como: bolachas, batatas fritas, pipocas, refrigerantes, bolos processados, gomas, chocolates, gelados, enfim... um sem número de snacks que comemos vezes sem conta, a ver um filme, televisão, a nossa série preferida ou até mesmo a trabalhar ou estudar.
Um estudo recente feito pela Escola de Medicina da Universidade de Boston, mostra que este tipo de comportamento impulsivo, não pode ser facilmente controlado e pode ser um factor de risco na dependência e transtornos alimentares como resultado de actividades celulares na parte do cérebro envolvida com a recompensa, mecanismo muito semelhante à da adição de drogas e outras substâncias.
A minha solução para este problema passa por alterar estes hábitos, não comprar nem ter estes produtos em casa, em vez disso apelo à consciência de cada um, de forma a comer de forma responsável e livre de culpa no fim. Quando for ao supermercado compre gelatina, frutos secos, iogurtes, fruta desidratada, eu acredito que servem para manter o hábito de petiscar e a saúde agradece.