sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Porque é que preciso de uma consulta de Nutrição?

A alimentação faz parte do nosso dia-a-dia, todos os dias comemos, todos os dias almoçamos, jantamos... As refeições podem servir para nos reunirmos, convivermos...
Vivemos num mundo onde somos sobrecarregados com informação, quer ela venha da televisão, rádio, da Internet ou até do vizinho do lado. Muitas vezes as pessoas deparam-se com situações em que, quando a informação é tanta e tão dispersa, que não sabem o que fazer, que escolhas hão de tomar.
As doenças que estão relacionadas com a alimentação como a obesidade, hipertensão arterial, o colesterol elevado, cancros, doenças cardiovasculares, entre outras, estão na ordem do dia. Hoje em dia sabe-se que com a alimentação se podem prevenir estas doenças, a mudança de paradigma na medicina que anteriormente tratava a causa da doença, neste momento aposta na prevenção como conceito-chave para evitar estas doenças e aumentar os anos de vida saudável.
Um Nutricionista não serve só para as pessoas que se dirigem à sua consulta para perder peso, para aumentar a sua massa muscular, para pedir ajuda como hão de se ver livres das gorduras localizadas, um Nutricionista tem um papel muito mais abrangente que isso. 
Ter uma alimentação saudável e adequada é imprescindível para quem se preocupa com a sua saúde e quer viver mais tempo de forma saudável.
Por isto, penso que as consultas de Nutrição são e devem ser para toda a gente, toda a gente precisa de estar informado, toda a gente tem as suas dúvidas, toda a gente tem particularidades, cada pessoa é única.