quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O que pensa sobre o leite de vaca?

No âmbito de um trabalho de curso de duas pacientes minhas, foram-me colocadas as seguintes questões sobre o consumo de leite de vaca que decidi colocar no blogue:

1- Considera que a população tem uma opinião formada sobre o leite?
Penso que existe muita informação e contra-informação sobre o leite, a grande maioria das pessoas consome leite de vaca, em alguns casos penso ser adequado.  
2- Quais são para si os benefícios do leite?
É um alimento com composição nutricional em macronutrientes equilibrada, é um grande fornecedor de cálcio e vitamina D entre outras vitaminas e minerais importantes no desenvolvimento e manutenção de um ser humano saudável. 
3- Quais são os principais problemas de saúde relacionados com o consumo de leite?
Fala-se muito da associação da ingestão de leite com cancros, prevalência de osteoporose apesar de haver ingestão de leite, intolerância à lactose. Sem querer alimentar polémicas, o que eu penso é que, a ingestão de 2 a 3 porções de leite ou lacticínios por dia é segura. Se não é intolerante à lactose, não vejo problema em consumir leite. Como tudo na vida, devemos ter equilíbrio, tudo o que ingerimos em excesso é passível de nos fazer mal.

4- Porquê que o Homem é o único mamífero que continua a beber leite na fase adulta?
Na nossa cultura ocidental é habitual beber leite, mantivemos esse hábito e penso que ainda irá permanecer por uns tempos.
5- Aconselha a ingestão de leite na fase adulta?
Penso ser adequado o seu consumo moderado na infância e adolescência, não o considero essencial na fase adulta.
6- Beber leite é sinónimo de ossos fortes?
Se praticarmos uma alimentação saudável e variada, como a Roda dos Alimentos nos propõem, penso que beber leite pode trazer benefícios no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes.
7- Podemos obter cálcio unicamente por ingestão de leite?
Não, existem outros alimentos que podem também fornecer cálcio como por exemplo: sardinhas, feijões, grão-de-bico, brócolos, couve, amêndoas.
8- O leite é um alimento que inclui na sua dieta diariamente?
Não é um alimento que aprecie particularmente, ingiro leite pontualmente, não faz parte da minha alimentação diária.