segunda-feira, 7 de abril de 2014

Alimentos que podem ajudar a combater a insónia

A insónia é uma perturbação do sono que pode ter várias causas, uma delas é o stress do dia-a-dia, excesso de cafeína, dormir num ambiente que não seja o adequado em termos de luz, ruído, temperatura, comer demasiado ao jantar, trabalhar por turnos...

Existem alguns alimentos que podem melhorar a qualidade do sono, pelas suas propriedades calmantes como alface, chá de camomila, maracujá.

Para dormirmos melhor, têm de ser criadas condições no nosso organismo, uma alimentação que contenha triptofano, vitaminas do complexo B, magnésio pode ser útil porque ajuda na produção de serotonina, o que vai aumentar a sensação de bem-estar e ajudar num sono reparador, alguns alimentos que podem ajudar: leite, iogurte, banana, nozes, batata, feijão, lentilhas, arroz,  abacate, soja, frutos do mar, salmão, sementes de girassol, linhaça.

Ter uma vida saudável, um peso adequado à altura, fazer exercício físico, ter uma dieta equilibrada e variada são factores muito importantes no que toca á qualidade do nosso sono.