terça-feira, 15 de abril de 2014

Perder peso antes de uma competição

Atletas que praticam artes marciais e artes marciais mistas, deparam-se em alturas pré-competitivas com a urgência em perder peso corporal. Isto deve-se ao facto destes desportos se categorizarem por peso e uma parte dos atletas concorrer abaixo da sua categoria de peso normal.

Os métodos de perda de peso mais comuns são a restrição de calorias, redução da ingestão de líquidos e promoção da sudação pela prática de exercício ou pela desidratação provocada por saunas.
Perder peso num curto espaço de tempo é sempre danoso para o nosso organismo, pode debilitar o nosso sistema imunitário, afectar o metabolismo e  a performance desportiva quer por  estas razões fisiológicas, quer por razões psicológicas pela privação da ingestão de alimentos, para minimizar os danos da perda de peso rápida é essencial o acompanhamento por parte de uma equipa médica com Nutricionista. 


 Desta forma, o meu conselho é sempre utilizar o factor tempo a favor do atleta, quanto mais tempo tem para perder peso, melhor. Se não consegue atingir o peso desejado, estando acompanhado, o melhor é não competir na categoria que deseja porque a perda de peso trará sempre efeitos negativos na performance.

Factores a ter em conta quando o atleta pretende perder peso:
1- Avaliar o historial de peso, composição corporal a evolução ao longo do tempo com a prática da actividade física.
2- Analisar o historial clínico, averiguar o estado de saúde, historial familiar.
3- Analisar os hábitos alimentares.
4- O atleta tem de diminuir a ingestão de calorias, de uma forma acentuada.
6- Não deve cortar totalmente os hidratos de carbono sob pena de perder massa muscular.
7- Frutas e legumes são obrigatórios na alimentação do atleta pois são grandes fornecedores de vitaminas, minerais e antioxidantes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
8- A ingestão de água, nas vésperas da pesagem deve ser limitada.
9- Fazer sauna e/ou banho turco para provocar desidratação antes da pesagem é eficaz na perda de peso.

Não existem receitas mágicas para se perder muito peso num curto espaço de tempo, algumas dicas descritas acima podem ajudar, no entanto, deve-se realçar que cada atleta é um ser único e individual, desta forma deve ser acompanhado em todo o processo pela equipa médica e pelo Nutricionista.