domingo, 20 de abril de 2014

Amêndoas na Páscoa

As amêndoas são tradicionais nesta quadra Pascal, o fruto seco é bastante nutritivo pode constituir um bom snack ou para comer juntamente com frutas ou saladas.

1 porção de 28g de amêndoas (cerca de 23 unidades)

167 calorias
15g de gorduras, essencialmente mono e polinsaturadas (gorduras com benefícios para o nosso organismo)
5g de hidratos de carbono
6g de proteína
3g de fibra

Fornecem 36% da dose diária (DD) de vitamina E, um poderoso antioxidante, 14% da DD de riboflavina, vitamina essencial no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas. 
Em termos de minerais fornecem 37% da DD de manganês, 20% magnésio, 16% cobre e 14% de fósforo.

Mas na Páscoa a maior parte das pessoas comem destas:
Humm, tão boas!!

Para a mesma quantidade descrita anteriormente, 28g, o que dá cerca de 4 amêndoas de chocolate, estas passam a fornecer 159 calorias, a gordura saturada passa a ter uma 5g nestas 4 amêndoas.  Ah! é importante lembrar que a maior parte é chocolate, cada unidade só leva uma amêndoa! 
Isto tudo para dizer que quando comemos amêndoas de chocolate, não estamos a ter os mesmos benefícios nutricionais do que quando comemos somente o fruto, estes dimunuem porque diminui a quantidade de fruto seco ingerido. Como se pode ver pelo valor energético das amêndoas, estas podem constituir um factor para se aumentar de peso, por isso deve-se ter sempre atenção ás quantidades! Se não quiser engordar não coma mais que 8 destas.