quarta-feira, 30 de abril de 2014

Caldo verde

O caldo verde faz parte da cultura gastronómica portuguesa, das memórias que vão passando de geração em geração e também tem lugar numa alimentação equilibrada e variada. Desta forma resolvi colocar uma receita de caldo verde no blog, uma receita tendo em conta o sabor típico e a poupar um bocado nas calorias. 

O legume rei deste caldo, é dos vegetais mais ricos em cálcio, mineral fundamental para a saúde óssea, é também rico em carotenos, que são pigmentos encontrados essencialmente em frutas e vegetais que tem poder antioxidante e anticancerígeno.  É rico em ácido fólico que actua como coenzima em muitas reacções no nosso metabolismo, nomeadamente no metabolismo dos aminoácidos, participa na síntese dos ácidos nucleicos, na formação de células sanguíneas e como constituinte de algumas células do tecido nervoso. É também rico em ferro, mineral essencial na formação de glóbulos vermelhos. 
A couve galega é uma excelente fonte de vitamina C, ajuda o ferro a ser absorvido, no entanto, nesta preparação grande parte desta vitamina é destruída uma vez que é sujeita a cozedura. Por isso uma salada com tomate a seguir a este caldo já vai fornecer vitamina C e a absorver o ferro.

Ingredientes para 4 pessoas:
250g de batata
300g de couve galega
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 dl de água

Preparação:
1. Numa panela com os 2l de água, coloque as batatas, a cebola e os dentes de alho.
Tempere com uma pequena pitada de sal e deixe cozer durante 20 minutos.

2. Após a cozedura passe com a varinha até formar uma base cremosa, de seguida adicione a couve cortada e deixe a ferver durante 15 minutos.

3. Depois de pronto adicione as duas colheres de sopa de azeite .

E pronto, aqui está o caldo verde mais saudável que consegui fazer, fica com cerca de 125 Kcal por pessoa. Se adicionar uma rodela de chouriço, isso pode representar mais umas 30 Kcal, se optar por colocar chouriço escolha o que tenha menos gordura.