sábado, 5 de abril de 2014

Índice glicémico, o que comer antes e depois de um treino?

O Índice glicémico (I.G.) mede a velocidade/capacidade que um alimento tem de elevar a glicemia (açúcar no sangue). 

Baixo I.G. <55

Médio I.G. 55-69

Alto I.G. > 70

Os alimentos com alto I.G. são rapidamente absorvidos, o açúcar contido nestes passa logo para a corrente sanguínea, por sua vez, o pâncreas vê-se obrigado a produzir insulina para retirar o açúcar de circulação e passar para os órgãos e tecidos do nosso corpo. Quando abusamos na quantidade de alimentos de alto I.G., comemos em excesso, as reservas de glicogénio do fígado estão cheias, todos os açúcares irão ser armazenados sob a forma de gordura!!

Antes do treino

Não convém comer alimentos com alto I.G. , quando se pretende perder peso, o ideal é deixar o nosso organismo em boas condições metabólicas para tal, por isso fazer merendas com alimentos ricos em açúcares de rápida absorção são desaconselhados.
O que comer? Por exemplo: maças, pêras, ameixas, morangos, iogurtes magros sem açúcar adicionado, frutos secos (nozes, amendoins, avelãs).

Depois do treino

No fim do treino convém repor as reservas de glicogénio no fígado e células musculares para que não haja depleção e optimizar a recuperação. Para isso pode-se optar por ingerir alimentos de médio a alto I.G., por exemplo: banana, pão integral, aveia integral.

No seu ginásio, o Nutricionista terá em atenção estes aspectos e perante os objectivos, no seu plano alimentar terá uma melhor ideia de quantidade e como distribuir os alimentos ao longo do dia!