O caldo verde faz parte da cultura gastronómica portuguesa, das memórias que vão passando de geração em geração e também tem lugar numa alimentação equilibrada e variada. Desta forma resolvi colocar uma receita de caldo verde no blog, uma receita tendo em conta o sabor típico e a poupar um bocado nas calorias.
O legume rei deste caldo, é dos vegetais mais ricos em cálcio, mineral fundamental para a saúde óssea, é também rico em carotenos, que são pigmentos encontrados essencialmente em frutas e vegetais que tem poder antioxidante e anticancerígeno. É rico em ácido fólico que actua como coenzima em muitas reacções no nosso metabolismo, nomeadamente no metabolismo dos aminoácidos, participa na síntese dos ácidos nucleicos, na formação de células sanguíneas e como constituinte de algumas células do tecido nervoso. É também rico em ferro, mineral essencial na formação de glóbulos vermelhos.
A couve galega é uma excelente fonte de vitamina C, ajuda o ferro a ser absorvido, no entanto, nesta preparação grande parte desta vitamina é destruída uma vez que é sujeita a cozedura. Por isso uma salada com tomate a seguir a este caldo já vai fornecer vitamina C e a absorver o ferro.
Ingredientes para 4 pessoas:
250g de batata
300g de couve galega
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 dl de água
Preparação:
1. Numa panela com os 2l de água, coloque as batatas, a cebola e os dentes de alho.
Tempere com uma pequena pitada de sal e deixe cozer durante 20 minutos.
2. Após a cozedura passe com a varinha até formar uma base cremosa, de seguida adicione a couve cortada e deixe a ferver durante 15 minutos.